Seis peças do seu carro que têm nomes bizarros

Seis peças do seu carro que têm nomes bizarros

 

Rebimboca da parafuseta? Nem tanto, mas algumas nomenclaturas de peças são dignas de estudo mesmo.

 

 

Você já ouviu muita gente citar a “rebimboca da parafuseta” quando se referindo a alguma peça do carro de maneira descontraída. Mas não é preciso ir muito longe para ver que, na vida real, existem nomes no mínimo cômicos e que mereciam algum tipo de estudo para explicar sua origem.

Cebolinha do freio

Personagem da Turma da Mônica? Vegetal? Não. O nome faz referência ao interruptor ligado ao pedal do freio que é responsável por ligar as luzes de freio quando necessário. Agora, de onde veio o nome fica à espera de uma explicação.

Burrinho de freio

Nos carros equipados com tambor de freio, há uma válvula hidráulica que comando o acionamento por roda. Este é o burrinho de freio. Eles eram comandados por uma válvula mestre, ligada diretamente ao pedal de freio, criativamente chamada de burrinho mestre. Só não perguntem por que recebeu esse nome.

Sapata de freio

Mais uma cômica do mundo dos freios a tambor. Sapata é a peça que, quando acionada, faz pressão contra a parede interna do tambor, causando a frenagem. Apesar de parecer nome de calçado, essa peça tem um pouco de explicação. Nos trens, ela tem o mesmo nome. Então é fácil imaginar que tenha transposto de realidade apenas.

Bandeja de suspensão

O nome técnico é braço de controle, inferior ou superior dependendo do carro, mas dificilmente você vai conseguir comprar esse componente na autopeças perto de sua casa com esse nome. É bandeja para os íntimos. Ela faz a ligação entre a base do amortecedor, a ponta de eixo e o suporte no chassi do carro. Não se assemelha nem um pouco ao objeto da origem do nome. Por que é chamada assim é uma resposta que não será entregue… de bandeja.

Homocinética

Essa virou até meme na internet, onde a esposa confunde a peça com uma possível amante do marido. Na verdade é uma peça bem comum e praticamente todos os carros de tração dianteira a possuem. Ela transfere a força vinda dos semieixos saídos do câmbio para as rodas. É graças a ela que esses carros conseguem tracionar e esterçar ao mesmo tempo.

Vela

Já estamos bem acostumados a chamar esse componente da ignição de vela. Mas a peça lembra uma vela? Tem pavio? É feita de parafina? Acende? Não, ela só dá a faísca para a ignição no motor.

 

 

Fonte: ICarros