Regulagem correta do retrovisor é fundamental para segurança

Regulagem correta do retrovisor é fundamental para segurança

regulagem-correta-do-retrovisor-e-fundamental-para-segurancaA visibilidade é um dos fatores fundamentais no automóvel para dirigir com segurança. As inovações tecnológicas como o detector de ponto cego ou o sensor de aproximação ainda não tirara do condutor a posição de agir na hora certa de evitar um acidente.

Para que o leitor do Radar Nacional tenha maior visibilidade ao assumir o volante, publicamos estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária – CESVI Brasil – sobre a regulagem correta dos retrovisores interno e externos do automóvel. Confira:

Regulagem 0% (posição recomendada) – o espelho retrovisor lateral fica posicionado no limite do último ponto enxergado pela carroceria do automóvel, ou seja, o próprio veículo não aparece na imagem refletida pelo espelho.

Regulagem 10% (posição mais comum) – esta posição simula uma situação em que o condutor posiciona o espelho retrovisor em 0% (regulagem descrita acima) e, assim que vê a pontinha do veículo, faz uma leve inclinação para enxergar um pouco mais a carroceria do automóvel – chegando perto dos 10% da largura total do retrovisor.

Regulagem 20% (posição não recomendada) – quando o motorista regula o espelho retrovisor lateral de forma a visualizar grande parte da lateral do veículo, enxergando até perto da maçaneta da porta e, consequentemente, diminuindo a área visível da via.

Áreas não visíveis pelo condutor:

Hatch compacto – ao regular o espelho retrovisor em 20% de sua área para enxergar o automóvel (visualizando próximo à maçaneta da porta dianteira), o motorista tem uma perda de visibilidade de aproximadamente 40% no espelho retrovisor do lado esquerdo e de 34% do lado direito.

Retrovisor interno – o estudo analisou também a situação na qual o espelho retrovisor central foi deslocado até o assento do banco de trás ser visualizado, em que seria possível para o condutor enxergar crianças acomodadas. A visibilidade traseira neste cenário foi comprometida: considerando que um veículo a 120 km/h percorra 133 metros em quatro segundos, a falta de visibilidade afeta diretamente a visualização de outros veículos na via.

Motocicletas – é comum motociclistas inverterem a posição dos espelhos retrovisores da moto, deixando-os na vertical. Isso faz com que a largura da motocicleta diminua facilitando a passagem nos corredores. Porém, a alteração compromete em 39% a visão do lado esquerdo e 27%, a do lado direito.

Conclusões
O estudo conclui que é imprescindível regular os espelhos retrovisores corretamente. No caso dos laterais, a visualização da lateral do veículo deve ser mínima, chegando o mais próximo da regulagem a 0%. Do contrário, a visibilidade do condutor é afetada, o que favorece riscos de acidentes.

No caso de motocicletas, é recomendado que não se use os espelhos na vertical, pois o motociclista pode perder uma área expressiva de visibilidade.

A partir dos estudos, verificou-se também os modelos que mais favorecem a visibilidade pelo condutor. Tiveram pontuação máxima os veículos Volkswagen Gol, Ford New Fiesta, Citröen C3, Fiat Palio, Honda Fit e Hiunday HB20. Tiveram os piores resultados o Novo Fox, da Volkswagen, Novo Uno e Novo Palio, ambos da Fiat.

Fonte: Radar Nacional

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