Pneus reaproveitados: economia que pode acabar em prejuízo

Pneus reaproveitados: economia que pode acabar em prejuízo

pneus-reaproveitados-economia-que-pode-acabar-em-prejuizoNa intenção de economizar, muitos motoristas escolhem trocar seus pneus carecas por outros menos desgastados. Mas esta atitude pode trazer prejuízos ainda maiores do que o valor desembolsado por um novo produto e, ainda, por em risco quem está no veículo.

Pneus velhos podem causar problemas em relação à dirigibilidade e ao funcionamento do automóvel. Um custo-benefício falso, segundo o diretor de e-commerce da KD Pneus, Carlos Molina. “É um ‘barato que sai caro’. Muitos deles [pneus] podem ter um passado desconhecido ou duvidoso e mesmo aqueles que foram utilizados por pessoas conhecidas e cuidadosas geram riscos altos”, reforça.

Reaproveitar pneus é adquirir um produto já danificado. O item já pode ter passado por várias manutenções, armazenamentos e situações impróprias. As avarias podem, inclusive, afetar a frenagem do veículo e aumentar as chances de aquaplanagem.

Há riscos ainda maiores e que se escondem em detalhes que passam muitas vezes despercebidos. Desgaste irregular, deformações, pequenos rasgos, entre outros, que só podem ser detectados com uma avaliação profissional, infelizmente, descobertos depois de um acidente.

“O mais indicado, portanto, é optar por investir em segurança a partir da aquisição de um jogo novo de pneus, mas, para isso, é preciso saber avaliar adequadamente na hora da compra para não ser enganado”, sugere Molina.

Confira algumas dicas para não ser enganado na hora de comprar pneus:

Sulcos – As fissuras nos pneus cumprem um importante papel. Elas afastam a água acumulada no asfalto antes que o pneu passe por ela, oferendo maior estabilidade. A tecnologia aplicada pelas marcas é o que diferencia de responder bem em dia de chuva ou terreno seco e suas variações.

Jogo completo – À procura de economia, muitos motoristas não trocam os pneus ao mesmo tempo e acabam escolhendo modelos diferentes. Isso pode comprometer a segurança e o desempenho do automóvel. Segundo Molina os pneus devem ter o mesmo perfil e tamanho, para que o carro não fique descompensado.

Características – É importante que o motorista sabia o que procura e para qual finalidade ao comprar um pneu. Só desta maneira a segurança estará garantida. Se a intenção é fazer trilhas, o pneu deve ser específico para off-road. Se a finalidade é circular no asfalto, existem modelos adequados também.

Velocidade – Alguns pneus atendem a questão da velocidade que o veículo pode atingir, apesar de poucos motoristas levarem isso em conta. Os itens são voltados especificamente para o desempenho do automóvel e são mais indicados para os esportivos:

T = Até 190 km/h

H = Até 210 km/h

V = Até 240 km/h

W = Até 270 km/h

Y = Até 300 km/h

ZR dentro da designação do tamanho = acima de 240 km/h

Pesquise – Pesquisar também é importante. Comprar o pneu na primeira loja que visitar pode não ser benéfico para o seu bolso e segurança. Antes de tomar qualquer decisão, é possível fazer pesquisas pela internet. Algumas empresas, inclusive, oferecem atendimento online.

Fonte: Radar Nacional

O artigo: Pneus reaproveitados: economia que pode acabar em prejuízo, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.