Passageiro sem cinto aumenta 50 vezes de peso se for arremessado em colisão

Passageiro sem cinto aumenta 50 vezes de peso se for arremessado em colisão

 

Uma pessoa de 75 kg é lançada com força de 3 mil kg em colisão a 64 km/h, aponta pesquisa.

 

 

Um ocupante de veículo sem o cinto de segurança pode ser arremessado à frente com uma força até 50 vezes maior do que seu peso. Quanto maior a velocidade do carro no momento do impacto, maiores serão o impulso e os danos causados aos passageiros. É isso que mostra um estudo realizado pelo CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) com a seguradora MAPFRE.

Uma pessoa de 75 kg, por exemplo, é lançada com uma força de 3 mil kg se o automóvel estiver a 64 km/h. E mesmo a uma velocidade baixa, de 15 km/h, o peso deste ocupante já se torna oito vezes maior, indo a 600 kg no momento do impacto.

Os objetos no interior do veículo também devem ser motivo de preocupação. Quando arremessado em uma colisão a 64 km/h, um celular de apenas 150 gramas atinge o peso de 6 kg. Já um notebook de 2kg é arremessado com uma força de 80 kg.

O coordenador técnico do CESVI/MAPFRE, Alessandro Rubio, adverte para a maior negligência dos passageiros do banco traseiro, que se preocupam menos em usar o cinto do que o motorista e o carona. Para ele, isto acontece “devido à falsa sensação que as pessoas têm de que serão protegidas pelos bancos da frente e não correm risco de sofrerem graves lesões ou de serem arremessadas do carro, no caso de uma colisão”.

Cintos de três pontos

No Brasil, ainda é permitido fabricar veículos com cinto de dois pontos (ou subabdominal) para o passageiro traseiro central. Porém, a partir de 2020, todos os automóveis deverão sair de fábrica com o cinto de três pontos para todos os ocupantes, conforme determinado por uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Comparado ao de dois pontos, o dispositivo minimiza as possíveis lesões que os passageiros possam sofrer em caso de colisão.

 

Fonte: Jornal do Carro