Número de carteiras de motorista cassadas dobra em SP em dois anos

Número de carteiras de motorista cassadas dobra em SP em dois anos

 

De janeiro a setembro foram 43.091 cassações, contra 21.444 no mesmo período em 2016, um aumento de 100,9%, segundo o Detran.

 

O número de motoristas que tiveram a carteira de habilitação cassada na cidade de São Paulo dobrou nos últimos dois anos. De janeiro a setembro foram 43.091 cassações, contra 21.444 no mesmo período em 2016, um aumento de 100,9% segundo dados do Detran-SP. No estado, o aumento foi de 83,4%.

O diretor presidente do Detran, Maxwell Vieira, explica que o número de cassados aumentou tanto nos dois últimos anos porque o sistema que registra quando um motorista entra em suspensão foi modernizado em 2015. Com mais rapidez na atualização, mais gente fica na corda bamba para cassação. Ultrapassar a velocidade permitida está entre uma das multas mais comuns entre os paulistas.

“As multas mais recorrentes são falar no telefone celular, ultrapassar os limites de velocidade, são essas que a gente percebi aí que são mais recorrentes dentro desse processo de cassação”, diz Vieira.

Para Horácio Figueira, engenheiro de segurança do trânsito, falta nas cidades um trabalho específico de prevenção. “Você teria que ter diariamente, em todas as cidades, distribuidas por toda a cidade, placas com mensagem educativas convidando as pessoas a cidadania no transito. Por exemplo: ‘Seta: use sem moderação; Já colocou o cinto de segurança? Celular desligado, né?’ No Canadá é assim, Estados Unidos é assim, na França é assim.”

Fonte: G1