Novas regras para pneu reformados começam a valer em outubro

Novas regras para pneu reformados começam a valer em outubro

Mudanças entrarão em vigor a partir do dia 29 daquele mês e regulamentarão todo o processo de reutilização do pneu.

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Por meio da Portaria 554 de 29 de outubro de 2015, o Inmetro passará a regulamentar as reformas em pneus. A nova lei passará a valer a partir de outubro de 2017 e estabelece parâmetros mínimos para que pneus recauchutados, recapados ou remodelados sejam liberados para uso nas vias públicas. Vale ressaltar que a lei passa a proirbir o uso pneus reformados em motocicletas a partir da mesma data.

Agora, os pneus reformados terão Selo de Identificação de Conformidade do Inmetro, constando qual o tipo de serviço feito (recapagem, remodelagem ou recauchutagem), data de conserto e número de reformas já efetuadas na unidade. Para ser habilitado para reparo, o pneu não pode ter mais de sete anos de uso, além disso, há determinação para o número máximo de reutilizações que cada tipo de pneu pode sofrer:

– Diagonal para automóveis e comerciais leves: três reformas
– Radial para automóveis com índice de velocidade até 190 km/h: duas reformas
– Radial para automóveis com índice de velocidade acima de 190 km/h: uma reforma
– Diagonal para picapes, comerciais leves e rebocados (carretas, trailers e afins): quatro reformas
– Diagonal e radial para caminhões, ônibus e rebocados (carretas, trailers e afins): seis reformas

Para ser aprovado pelo Inmetro para o uso em veículos de passeio, o pneu reformado deve contar com um mínimo de 6 mm de sulco na banda de rodagem, enquanto para comerciais a profundidade mínima é de 8 mm. O indicador de desgaste (T.W.I.) também deve estar presente e ter ao menos 1,6 mm de altura para ambas as categorias, com tolerância de até 0,6 mm para mais.

Entenda melhor cada tipo de pneu:

Recauchutado

Pneus recauchutados passam por uma raspagem total de sua banda de rodagem residual para que os sulcos sejam refeitos. Este tipo de reforma adiciona nova camada de borracha colada sobre a estrutura do pneu, substituindo a banda de rodagem e os ombros (parte externa entre a banda de rodagem e a lateral).

Remold

O pneu remold passa por um processo de raspagem mais intenso que o recauchutado, indo de talão a talão (aro que fica em contato direto com a roda). Uma nova camada de borracha é aplicada na banda de rodagem (parte que fica em contato com o solo), laterais e ombros. Por fim, o pneu remold é vulcanizado novamente para que todas as partes entrem em conformidade,

Recapado

Outro processo de reforma de pneu é a recapagem. Ela consiste apenas na substituição da banda de rodagem, parte que entra em contato direto com o solo.

Fonte: ICarros

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