IPVA em São Paulo ficará 3,2% mais barato em 2018

IPVA em São Paulo ficará 3,2% mais barato em 2018

 

Imposto pode ser pago em parcela única com desconto ou parcelado em três vezes. Calendário começa em janeiro.

 

 

A Secretaria da Fazenda de São Paulo divulgou hoje (30) que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará em média 3,2% mais barato em São Paulo em 2018. A tabela com os valores venais já foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Não haverá, contudo, alteração nas alíquotas do imposto, que seguem de 4% sobre o valor venal para veículos movidos a gasolina e flex, 3% para veículos a álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, 4% para picapes cabine dupla, 2% para utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares e 1,5% para caminhões.

A redução, portanto, se dá em função do valor venal dos carros que, segundo levantamento da Fipe baseado nos valores de mercado de setembro de 2017, mostrou queda de 3,39% nos automóveis. Para as motocicletas, os preços de venda ficaram 1,79% abaixo do valor apurado no ano anterior, enquanto nos utilitários a redução foi de 4,15%. As maiores quedas foram nos caminhões usados, com recuo de 7,15%, e nos ônibus e micro-ônibus, com redução de 4,17%.

De acordo com a Secretaria, a frota total de veículos no Estado de São Paulo é de aproximadamente 24 milhões, sendo 17,4 milhões sujeitos ao recolhimento do IPVA. Há outros 6,8 milhões isentos por terem mais de 20 anos de fabricação e cerca de 295 mil considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos). A expectativa é arrecadar R$ 15 bilhões com o IPVA em 2018.

Quando pagar

O IPVA pode ser pago em cota única em janeiro, com desconto de 3%, ou em fevereiro sem o desconto. Também é possível parcelar em três vezes com pagamento nos meses de janeiro, fevereiro e março – a data de vencimento varia conforme o final da placa do veículo.

Lembre-se também de que o seguro obrigatório DPVAT deve ser pago integralmente junto com a primeira parcela do IPVA ou com a cota única. No caso de parcelamento em três vezes, permitido somente para motos e similares, vans, ônibus e micro-ônibus, as parcelas devem ser recolhidas de acordo com o calendário de vencimento do IPVA.

Veja abaixo o calendário:

 

O valor do IPVA 2018 estará disponível para consulta a partir do dia 20 de dezembro de 2017 no site www.valoripva2018.fazenda.sp.gov.br, pelo telefone 0800 170 110 e na rede bancária autorizada.

Como pagar

 

Para maiores informações entrar em contato com o seu despachante.

 

 

Fonte: ICarros