Fadiga e imprudência são principais causas de acidentes em trecho rodoviário

Fadiga e imprudência são principais causas de acidentes em trecho rodoviário

fadiga-imprudencia-sao-principais-causas-acidentes-trecho-rodoviarioMais da metade dos acidentes que ocorreram no ano passado em 121 quilômetros de rodovias sob concessão da Triunfo Concepa tiveram como causa o cansaço dos motorista, freadas bruscas, mudança repentina de faixa, entre outros descuidos.

A concessionária integra as ações do Movimento Maio Amarelo com a campanha “Atitude no Trânsito”. Promovida nas redes sociais da empresa, busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos nas rodovias todos os anos.

Neste mês serão publicados na página do Facebook da concessionária 15 vídeos com usuários da Free Way relatando atitudes que mais incomodam no trânsito. “Com estes depoimentos, trazemos à tona temáticas que angustiam as pessoas, que irritam, que atrapalham. É uma forma de provocar uma reflexão sobre comportamentos prejudiciais”, explica a gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária, Daniela Cidade.

O coordenador de Tráfego da Triunfo Concepa, Cristiano Kowalski, conta que é rotina nos atendimentos identificar que muitos acidentes poderiam facilmente ter sido evitados se houvesse mais atenção por parte dos motoristas. “Dirigir é uma ação que exige comprometimento total e estar atento a tudo que acontece ao redor. Mas essa atitude deve se estender também a todos que integram o trânsito, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas ou condutores de qualquer outro tipo de veículo”, alerta Kowalski.

Sonolência
A sonolência ao volante é uma das principais causas de colisões traseiras, se considerados os dados coletados em entrevistas realizadas com motoristas em 12 anos da campanha “Saúde na Boleia”, da concessionária Centro Vias, destinada à saúde e bem estar dos caminhoneiros que viajam por estradas do interior paulista. Cerca de 20% dos participantes da pesquisa registraram mais de 11 pontos da Escala de Sonolência de Epworth, um teste que avalia o nível de sono do motorista em diversas situações. Esta condição aumenta em 70% os riscos de o condutor sofrer acidente de trânsito.

A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), estima que o sono e a fadiga são responsáveis por 60% dos acidentes no Brasil. A sonolência ao volante é considerada a segunda maior causa de acidentes nas rodovias brasileiras. De acordo com a Fundação Nacional do Sono, a insônia aumenta em 250% o risco de acidentes de trânsito nas estradas. Se o motorista sofrer com a apneia do sono, os dados pioram: o risco é elevado para 700%.

Assista ao vídeo:

Fonte: Radar Nacional

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