Excesso de carga em motocicleta aumenta riscos de acidentes

Excesso de carga em motocicleta aumenta riscos de acidentes

excesso-de-carga-em-motocicleta-aumenta-riscos-de-acidentesPilotar a motocicleta levando carga em excesso pode trazer riscos para a segurança no trânsito. A bagagem extra pode colocar em perigo a vida do condutor e de outros motoristas. Especialmente pela instabilidade, já que o peso extra pode causar o descontrole do veículo.

O motociclista deve considerar ainda o desgaste mais rápido da motocicleta, já que o desrespeito aos limites de peso reduz a vida útil das pelas como tração, freios e pneus. “O peso de bagagem e acessórios devem ser distribuídos da maneira mais nivelada possível em ambos os lados da motocicleta para minimizar o desequilíbrio ou instabilidade. É fundamental que o peso total do condutor, do passageiro, dos acessórios e da bagagem não excedam o limite máximo de carga”, orienta o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad.

Condutores preocupados com a segurança devem respeitar a cilindrada da moto. Quanto mais baixa for, menor é o peso que pode ser levado. Um ciclomotor de 50 cilindradas, por exemplo, suporta cerca de 90 quilos. Já as motocicletas de 100 a 150 cilindradas levam até 166 quilos.

“É importante verificar se os acessórios e as bagagens estão firmemente presos na motocicleta antes de pilotar, pois o deslocamento dos pesos podem criar um desiquilíbrio repentino”, complementa Traad.

Maio Amarelo
Para chamar a atenção para a prevenção de acidentes e redução do número de vítimas no trânsito, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) criou uma estratégia diferente. Como parte das ações do movimento Maio Amarelo, a autarquia criou 31 pequenas campanhas publicitárias, com duração de um dia cada uma, sobre atitudes que podem fazer a diferença.

O alerta é para o motociclista que pilota com carga incompatível. Assista ao vídeo, inspirado em fatos:

Bike x carro
Entre janeiro e abril, foram registradas 590 colisões entre automóveis e bicicletas no Paraná. Dados do Sistema Digital de Dados Operacionais da Polícia Militar do Paraná e do Corpo de Bombeiros revelam que das 602 vítimas, dez faleceram.

Seja pelos limites de espaço ultrapassados pelos condutores ou por desatenção dos ciclistas, o desrespeito à ciclovia é considerado uma das principais razões de acidentes pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). “Nos primeiros quatro meses deste ano, foram 30 acidentes envolvendo ônibus e bicicletas no Paraná. A diferença de tamanho torna mais grave a colisão. Por isso, reforçamos, no trânsito o maior sempre deve cuidar do menor”, lembra Traad.

Segundo a coordenadora do Programa Ciclo Paraná, Daniela Janaína Pereira Miranda, a educação no trânsito é fundamental para atingir a meta de transformar a bicicleta, atualmente usada no Paraná principalmente para o lazer, como meio de transporte. “O Ciclo Paraná tem promovido políticas estruturais por meio de educação no trânsito, relacionadas com o uso da bicicleta nas mais diversificadas situações de uso. Sendo essas ações realizadas por meio de seminários e outras ações educativas sobre os direitos e deveres no transito”, afirma.

Daniela explica ainda que um dos objetivos é fazer com que as pessoas entendam o quanto também é importante o respeito e cidadania na prevenção de acidentes de trânsito.

Fonte: Radar Nacional

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