Chassi. Pra que tantos números?

Chassi. Pra que tantos números?

chassi-pra-que-tantos-numerosVocê já deve ter se perguntado por que o chassi do seu veículo possui tantos números. E ainda, se aquela sequência tem algum sentido.

Para responder a essas e outras perguntas, buscamos a resposta de especialistas do Centro de Experimentação em Segurança Viária – CESVI Brasil – e a conclusão é a de que essa série de letras e números faz toda diferença.

Tecnicamente, o nome do chassi tem o nome técnico de VIN, do inglês Vehicle Identification Number ou, simplesmente, número de identificação do veículo. O chassi, logo, é o RG do automóvel, que reúne informações como onde foi fabricado, o ano e modelo, entre outras informações.

Mas, afinal, pra que tudo isso?

O chassi permite verificar a procedência e as características do veículo, ajudando o órgão de segurança a identificar eventuais fraudes. Os números também são utilizados para o controle, até mesmo quando a montadora convoca um recall, a identificação é feita pelo número do chassi, dentro do total de carros afetados.

O VIN segue a norma NBR 6066, que informa como deve ser formado e quais informações deve conter. As informações contêm três blocos alfanuméricos:

WMI – World Manufacturer Identifier, ou identificador de fabricante mundial, na tradução livre, é o primeiro blobo, que identifica o país de origem do veículo. O primeiro número aponta para a região geográfica: América do Sul tem os números 8 ou 9; em seguida, um dígito informa o país de origem: Brasil, por exemplo, usa de A a E, e de 3 a 9. Já o terceiro identifica a montadora.

Exemplos de países (1º e 2º caracteres):

BRASIL – 9A a 9E e 93 a 99

ARGENTINA – 8A a 8E

MÉXICO – 3A a 3W

Exemplos de montadoras (3º dígito):

GENERAL MOTORS – G

FORD – F

VOLKSWAGEN – W

VDS – Vehicle Description Section, ou seção descritiva do veículo. Esse grupo agrupa caracteres que podem variar conforme a montadora. Normalmente identificam o modelo do veículo, tipo de carroceria, motorização e quantidade de portas.

Para o exemplo acima, a “tradução” é a seguinte (4º ao 9º dígito):

R – Modelo do veículo (Celta)

D – Versão do veículo (LT)

08 – Carroceria (hatchback)

X – Motorização (1.4)

0 – Número constante

VIS – Vehicle Indicator Section ou seção indicadora do veículo. Último grupo de caracteres, que concentra informações da produção do veículo, como ano, local de fabricação e número de série.

Para o exemplo acima, fica assim (10º ao 17º dígito):

4 – Indica o ano do modelo do veículo (2004)

G – Indica o local de fabricação (Gravataí – RS)

117974 – Indica o número de série do veículo

Vidros
A combinação de números gravada nos vidros é do grupo VIS, que reúne ano, local de fabricação e número de série. Se houver divergência com relação ao chassi, atenção: o vidro tem procedência duvidosa.

De acordo com a norma NBR 6066 (2001), as letras O, I e Q não podem ser usadas na gravação do número de chassi, devido à facilidade em confundir essas letras com outros caracteres.

Fonte: Radar Nacional

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