Volta às aulas: atenção para a segurança no transporte escolar
As aulas já começam nesta semana em muitas partes do país. Em outras, as férias terminam no início de fevereiro. De qualquer forma, os cuidados com a segurança das crianças no trajeto para a escola é fundamental. O transporte escolar, utilizado principalmente nos grandes centros, deve ser muito bem escolhido.
Os pais entregam aos motoristas de vans e micro-ônibus a responsabilidade de deslocar seus filhos. Considerado de interesse social, este serviço deve atender às normas definidas pelas administrações municipais, que muitas vezes instituem vistorias regulares obrigatórias para autorizar a circulação.
Outras regras básicas merecem a atenção dos pais. Elas são listadas pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e devem ser verificadas:
– Respeito à quantidade dos assentos para definir o número de crianças que serão transportadas. Não devem ser admitidas em hipótese alguma superlotações nas vans e micro-ônibus do transporte escolar;
– A manutenção dos veículos e verificação se a van passou pela vistoria obrigatória são pontos importantes para a segurança;
– Os condutores devem realizar o embarque e desembarque dos escolares pela direita, sempre do lado da calçada;
– A checagem do uso do cinto de segurança pelas
crianças deve ser feita, antes mesmo dele dar a partida no veículo;
– Ao transportar crianças a responsabilidade e a prudência ao dirigir devem ser redobradas, evitando-se distrações com os celulares ou mesmo com as crianças;
– O condutor de escolares deve respeitar às Leis de Trânsito, sobretudo evitando infrações comuns nos entornos das escolas como paradas duplas e estacionamentos irregulares, ainda que seja para embarques e desembarques rápidos.
Fonte: Radar Nacional
O artigo: Volta às aulas: atenção para a segurança no transporte escolar, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.