Viva bem, caminhoneiro!
A vida dele é andar por este país guardando as recordações das terras por onde passa. Na chuva e no sol, com poeira e carvão, ele segue o roteiro, levando carga pesada pra todo lugar. Sabe de quem estamos falando? Poderia ser do Luiz Gonzaga, autor da música “A Vida de Viajante”, que inspirou a abertura deste post. É quase isso. A referência ao Gonzagão é uma homenagem ao caminhoneiro, que tem o dia de hoje reservado pra ele – 25 de julho, Dia do Caminhoneiro.
De forma a colaborar com a saúde desse profissional que se arrisca tanto pelas estradas carregando saudades de casa e muitos itens essenciais para o nosso dia a dia, trazemos hoje dicas de como levar uma vida mais saudável. Confere só!
Postura ao volante
Como o caminhoneiro passa muitas horas dirigindo, uma dica para não ter problemas futuros de coluna é estar em uma posição confortável, com as costas totalmente em contato com o encosto do banco. Também vale ficar atento se as pernas não estão muito próximas ao volante, de forma a interferir na direção. Além de contribuir para a saúde, a postura correta também auxilia o condutor a agir mais rápido diante de imprevistos e a manter o controle do veículo.
Alimentação
A gente sabe que na estrada é difícil manter uma alimentação saudável. Por esse motivo, é muito comum encontrar profissionais com suas taxas de colesterol e açúcar elevadas. Um bom caminho para manter a saúde é fazer três refeições diárias, levando em conta que na estrada nem sempre dá para comer em horários regulares. Outras dicas importantes são ter uma alimentação rica em frutas, verduras e carnes leves e beber bastante água para evitar a desidratação.
Alongamento
Nada melhor que um bom alongamento para começar bem o dia. Essa também é uma atividade bastante recomendada para quem trabalha dirigindo. O alongamento ajuda a evitar as dores no corpo e a relaxar do estresse diário. Durante o expediente, vale repetir o exercício nas pausas entre um trabalho e outro.
Descanso
Além de muitos outros benefícios para a saúde, o repouso é essencial para manter um bom nível de atenção ao volante e disposição para encarar as estradas. Procurar um lugar seguro para descansar durante 30 minutos a cada quatro horas de direção deixa o motorista mais atento e revigorado para voltar ao trabalho.
Check-up em dia
Cuidar bem da saúde também envolve fazer exames de rotina. O programa Estrada para Saúde, do Instituto CCR, oferece um acompanhamento contínuo e gratuito para os motoristas, realizando exames médicos, tratamento odontológico e outros serviços que contribuem para a qualidade de vida e o bem-estar desses profissionais.
Fonte: Viver Seguro no Trânsito
O artigo: Viva bem, caminhoneiro!, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.