Vai vender? Veja 6 itens que você precisa limpar antes
Vai passar o carro pra frente? Alguém vai vê-lo pessoalmente? Confira essas dicas para dar uma boa primeira impressão.
Na hora de vender o carro, toda a ajuda conta. Apresentar bem o veículo aos interessados é uma maneira de não perder a venda por conta de pequenos detalhes, mas que fazem a diferença para quem está comprando. A limpeza e a aparência geral conta muito nesse cálculo. Veja seis itens que você deve limpar antes de mostrar um carro à venda para um interessado.
Lave o carro!
Confira as dicas para lavar o carro a seco em casa
Se alguém for ver seu carro, tire um tempo para limpá-lo antes. Será a primeira vez que o comprador vai vê-lo e se o veículo estiver coberto de pó ou sujeira, você perde a chance de causar uma boa primeira impressão.
Não esqueça das rodas
Essa vale tanto para rodas de liga quanto para calotas. No primeiro caso, limpe também o aro interno e entre os raios da roda, retirando o pó das pastilhas de freio que se acumula por ali. Para os que têm calotas, retire-as, limpe-as e lembre também de lavar a roda por trás da peça.
Se der, faça um polimento
Veja como fazer o polimento em casa
Investir num polimento pode não ser tão barato, se você sentir confiança para realizar o serviço em casa é uma boa opção para melhorar a aparência geral da carroceria, amenizando o visual de pequenos riscos e marcas na lataria.
Em volta do banco do motorista
Confira como hidratar os bancos de couro
Preocupe-se também com o que o interessado em seu carro vai ver primeiro quando sentar no banco do motorista. Lembre-se de deixar o painel se pó e os porta-trecos limpos. Confira também o volante e os comandos ao redor dele. Vale também aspirar o carro para tirar aquelas sujeirinhas chatas que se acumulam ao redor do banco e nos espaços entre os bancos e o console central.
Tapetes e carpetes
Esses itens demonstram a idade e o desgaste do carro, além do cuido (ou falta de) que o atual dono tem. Se estiverem rasgados ou muito usados, substitua-los. Se estiverem apenas sujos ou encardidos, hora de usar água, sabão e escova para deixá-los com uma melhor aparência.
Motor
A ideia de lavar o motor não é esconder defeitos ou pequenos vazamentos, muito menos “enganar” que está vendo seu carro. É apenas para aparentar cuidado com o carro. Confira no vídeo linkado abaixo como fazer isso sem usar água. Você pode até usar gel específico para dar brilho nos plásticos do motor, mas tome cuidado com as borrachas, que podem ressecar, e retire o excesso com um pano seco.
Veja como lavar o motor a seco em casa
Inodor
Se o seu carro emite algum odor, vá atrás dele. Por vezes a origem pode ser algum item esquecido no carro ou acumulo de sujeira. Se retirar o item não resolver, lave. O mesmo vale para lixo. Usar lavagem a vapor interna pode ajudar
Lavagem a vapor tem prós e contras. Confira
Faça tudo isso pouco antes de mostrar o carro
Assim que você tiver hora e data marcada para mostrar o carro ao interessado, programe-se para deixar o veículo limpo pouco antes disso. Assim, você evita de mais sujeira e pó se acumularem de um dia para o outro e estragar todo o trabalho que você teve.
E mostre o carro longe de onde você lavou
A ideia aqui é não é apenas deixar aparente que você acabou de lavar o carro, mas também mostrar um ambiente limpo, denotando cuidado não só com o carro. Não adianta nada ter um carro impecável com manchas de óleo e sabão no chão.
Fonte: ICarros
O artigo: Vai vender? Veja 6 itens que você precisa limpar antes, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.