Superblitz de fiscalização da Lei Seca flagra 39 condutores alcoolizados em SP em ação especial da Semana Nacional de Trânsito
O Programa Direção Segura flagrou 39 pessoas conduzindo veículos sob efeito de álcool durante superblitz realizada entre as 18h de sábado, 21 de setembro, e as 6h da manhã deste domingo, 22 de setembro. Ao todo, 560 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro nas avenidas Paulo VI (Sumaré); Marquês de São Vicente (Barra Funda); Juscelino Kubistchek (Vl. Nova Conceição) e Brigadeiro Faria Lima (Itaim).
Os 39 condutores autuados terão de pagar multa no valor de R$ 1.915,40, receberão sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e vão responder administrativamente junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Dois dos motoristas flagrados, além dessas penalidades, poderão responder por crime de trânsito porque apresentaram índice superior a 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro. Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a nova Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero” (lei 12.760/2012).
Pela lei, todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a CNH seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração durante o processo administrativo, o valor da multa será dobrado.
Fonte: Detran/SP
O artigo: Trânsito – Superblitz de Fiscalização da Lei Seca Flagra 39 Condutores Alcoolizados em SP, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.