Senado aprova lei de pontos de recarga para carros elétricos

Senado aprova lei de pontos de recarga para carros elétricos

 

A instalação será feita apenas quando houver pedido, mas o cliente arcará com o custo pagando uma tarifa diferenciada.

 

 

O Senado aprovou recentemente um projeto de lei que estipula regras para a instalação de tomadas de recarga para veículos elétricos e híbridos. Pelo texto aprovado, os proprietários poderão solicitar a instalação de pontos de recarga, mas terão que arcar com o pagamento de uma tarifa diferenciada, arcando assim com os custos da instalação.

Aprovado na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 65/2014 de autoria do deputado Heuler Cruvinel (PSD-GO) agora voltará para exame da Câmara em função das alterações feitas no Senado. Isso porque a proposta inicial obrigava as companhias de energia elétrica a instalarem os pontos de recarga em vias públicas e em prédios comerciais e residenciais. Contudo, isso significaria que os custo seriam repassados a todos, inclusive quem não tem carro elétrico.

No texto aprovado, a instalação das tomadas de recarga será feita apenas quando houver pedido ou manifestação de interesse por parte dos proprietários. O pagamento do serviço será cobrado em tarifa pré-paga ou em fatura separada.

De acordo com o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), o custo para instalação das tomadas de recarga é quase zero e representa um estímulo ao uso de carros elétricos. “Não é como num posto de gasolina, que você tem que colocar tanque, colocar bomba, Não! Nós estamos falando de um totem com uma tomada de 220 Volts que você vai plugar o carro e você terá uma economia e uma redução de emissão de gás carbônico da ordem de cinco vezes menos”, disse, conforme noticiou a Agência Senado.

 

Fonte: ICarros