Saiba como se comporta o freio quando ocorre falha no ABS
Caso aconteça algum problema no ABS, o freio convencional (sem ABS) permanece funcionando para manter a segurança, explicam especialistas da WABCO
Uma grande dúvida dos motoristas é saber se uma falha no ABS deixa o veículo sem freio. A WABCO América do Sul, líder de mercado em ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistemas de freio convencionais, controles de transmissão automática e outras tecnologias de segurança e eficiência para veículos comerciais, esclarece que o veículo não perde o freio quando ocorre alguma falha no ABS. O sistema de freio antitravamento de roda (ABS) é uma segurança a mais para o motorista e, se o caminhão e a carreta têm ABS, o veículo certamente é mais seguro. Saiba mais detalhes sobre o funcionamento do ABS e siga tranquilo pelas estradas.
O ABS é mais um recurso para auxiliar a condução. A tecnologia proporciona frenagens mais seguras. “Se algo ocorrer com o ABS, como por exemplo, falhas envolvendo partes elétricas, válvulas moduladoras da pressão do freio ou sensores de velocidade, o veículo poderá ter o freio acionado normalmente e com total segurança. Contudo, o motorista deve estar ciente de que não terá a funcionalidade principal do ABS, que é o sistema antitravamento de roda”, afirma Germano Collobialli, gerente de aplicação, treinamento e assistência técnica da WABCO. No sistema antitravamento de roda (ABS), a principal função é garantir a segurança e também a dirigibilidade durante as frenagens independentemente das condições da pista (se está com óleo, água ou sujeira, por exemplo). O monitoramento do controle da pressão do freio é realizado todo o tempo em que o veículo estiver em movimento e sempre que o motorista acionar o freio de serviço – o que pode ser feito pisando no pedal ou usando a válvula de freio do reboque. Por meio dos componentes do ABS, a pressão pneumática liberada será controlada de maneira a garantir a eficiência do freio nas rodas, evitando o travamento e assegurando a dirigibilidade. Normalmente, a distância necessária até a parada total do veículo com segurança também pode ser reduzida.
Maior segurança no trânsito
Uma das situações mais comuns ao dirigir um veículo com ABS é o motorista bombear o freio ou até mesmo liberar o freio ao sentir alguma pulsação no pedal (característica muito comum em veículo com sistema de freio hidráulico). O movimento no pedal ocorre devido ao controle automático do freio realizado pelo ABS. A dica é manter o pedal acionado. Ao manter a pressão no pedal, o ABS atua de maneira eficaz para reduzir ao máximo a distância de frenagem.
Se tudo está em ordem, o motorista deve ficar atento a outros itens que podem influenciar na segurança. Os pneus precisam estar em bom estado de conservação para que o veículo mantenha a aderência adequada na pista e para que se promova mais segurança no trânsito, evitando acidentes.
O ABS não exige cuidados específicos para que funcione bem e tenha longa durabilidade; para isso, mantenha em dia a manutenção do veículo, conforme orientações do fabricante e, se for o caso, consulte o profissional qualificado para solução dos problemas com ABS. Ao volante, a ação do motorista para frear o veículo deve ser: pisar no pedal (ou acionar a alavanca da válvula do freio do reboque), manter a pressão mesmo que o pedal pulse e esterçar o volante se for o caso de desviar de um obstáculo. Simples assim. O caminhoneiro pode fazer uma verificação antes da viagem, basta checar se as luzes no painel estão funcionando normalmente. Quando a luz do ABS permanece acesa, sinaliza que o sistema apresenta alguma falha e necessita de checagem ou precisa de manutenção. O painel sinaliza somente as condições do ABS (se está com ou sem falha).
Fique tranquilo, lembre-se de que os freios convencionais de seu caminhão e de sua carreta continuam funcionando. Quando há falha no ABS o que pode ocorrer é o travamento de rodas durante a frenagem, portanto, dirija sempre atento às leis de trânsito respeitando os limites de velocidade e tenha uma ótima viagem!
As soluções de ABS da WABCO estão presentes mundialmente em caminhões, ônibus e semirreboques, com suspensão pneumática ou de molas, inclusive para veículos especiais como rodotrens, bitrens e demais configurações brasileiras.
Com informações da Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal do Trânsito
O artigo: Saiba como se comporta o freio quando ocorre falha no ABS, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.