Preço do diesel cai 10,4% nas refinarias e o da gasolina, 3,1%
Anúncio foi feito pela Petrobras nessa terça-feira (8).
A Petrobras anunciou nessa terça-feira (8) uma nova redução dos preços de combustíveis nas refinarias. O valor do diesel foi reduzido em 10,4% e o da gasolina, em 3,1%. Se o ajuste for integralmente repassado, o diesel pode ficar até 6,6% mais barato nas bombas – ou cerca de R$ 0,20 por litro – e a gasolina, 1,3% – ou R$ 0,05 por litro.
A decisão foi tomada pelo GEMP (Grupo Executivo de Mercado e Preços) e segue a nova política de preços, anunciada pela empresa no dia 14 de outubro. Por meio dela, são realizadas avaliações mensais para revisão de preços, de modo a seguir a tendência do mercado internacional. Com isso, os valores praticados nas refinarias podem ser mantidos, reduzidos ou elevados.
“A combinação de queda no preço do petróleo e derivados entre o dia 14 de outubro e hoje, que chega a 12,1%, e a redução da nossa participação nas vendas ao mercado interno têm impactos sobre o nível de utilização dos nossos ativos, especialmente no refino, sobre os níveis de estoques e também sobre os fluxos de importação e exportação. Essas variáveis justificaram uma correção maior nos preços do diesel que na gasolina”, divulgou a Petrobras.
Conforme a estatal, o objetivo da nova metodologia é fazer com que a empresa possa implementar uma política de preços competitivos que reflita os movimentos do mercado internacional de petróleo em períodos mais curtos.
A Petrobras salienta que, como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis.
Fonte: CNT
O artigo: Preço do diesel cai 10,4% nas refinarias e o da gasolina, 3,1%, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.