Mito ou verdade: alagamento deve ser atravessado em baixa velocidade
Este é muito VERDADE. Primeiro, porque a aerodinâmica de todos os carros tende a jogar a água para cima e temos que lembrar que o perigo está em água entrar na entrada do filtro de ar, que fica atrás da grade na altura do farol.
Outro ponto importante é que você deve ir bem devagar para administrar a profundidade do local, bem como possíveis valetas que podem alterar repentinamente a altura da água. Siga devagar e muito atento, acompanhe a passagem de outros carros, bem como caminhões e ônibus, que lhe darão uma ideia se poderá para prosseguir ou se terá que abortar a travessia.
Apesar dessas dicas, a melhor coisa a fazer é não correr o risco de atravessar áreas alagadas, principalmente se seu carro tem mais de 10 anos os problemas poderão aparecer um mês depois.
A água poderá penetrar: nos faróis, em módulos elétricos que estejam com a vedação ressecada, nos rolamentos dos esticadores das correias, rolamentos do alternador, queimar a ventoinha (ventilador) do radiador, colar as lonas do freio traseiro no tambor e até trazer problema para sua embreagem.
Essa caminhada é “nervosa”.
Fonte: G1
O artigo: Mito ou verdade: alagamento deve ser atravessado em baixa velocidade, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.