Maio Amarelo: 23 países mobilizados
O Movimento Maio Amarelo, ação internacional de conscientização da violência no trânsito, mobiliza desde domingo, 1º, 23 países com a finalidade de salvar vidas nas vias e rodovias de todo o planeta.
Neste ano, 800 entidades declararam apoio ao projeto, o dobro do ano passado. Lançado em Indaiatuba-SP, o movimento, coordenado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), envolve diversos setores de diversos segmentos sociais para sensibilizar a sociedade sobre a mudança no trânsito para reduzir os milhões de mortos e sequelados todos os anos em acidentes pelo mundo.
A meta é aumentar a cada ano a participação popular, de empresas, governos e entidades. Dois temas foram selecionados para 2016. O primeiro é o uso do cinto de segurança no banco traseiro, ainda ignorado pela população, principalmente no Brasil. Já o segundo aborda o excesso de velocidade e o aumento de mortes e na gravidade das lesões no trânsito. Segundo o ONSV, a velocidade como importante fator de risco e agravante dos acidentes é um dos poucos temas que a ONU/OMS, inclusive, cobra que o Brasil não tem trabalhado, de forma mais eficiente.
“A proposta é, por meio de peças publicitárias que serão veiculadas na mídia e nas redes sociais, potencializar a reflexão de toda sociedade sobre como esses dois fatores de risco agravam as lesões no trânsito. Esses dois pontos são cruciais para ampliarmos a segurança e proteger vidas”, afirma o coordenador do Maio Amarelo, José Aurelio Ramalho.
Símbolo do Movimento
O laço usado como símbolo do Maio Amarelo já é um velho conhecido. Utilizado também em outros movimentos, como o Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, e o Novembro Azul, que combate o câncer de próstata, ele estimula atividades voltadas à conscientização e ao debate sobre os assuntos a que se refere. A cor amarela foi escolhida por ser a cor de advertência no trânsito. Mas por que o laço, que, até então, era usado para chamar atenção de doenças, foi escolhido para o trânsito? Porque os acidentes de trânsito são considerados uma epidemia. O trauma é uma doença e, portanto, na maioria dos casos, pode ser evitado. É isso o que o Movimento quer passar.
Por quê Maio?
A escolha do mês de maio para marcar essa mobilização foi motivada pelo fato da ONU (Organização das Nações Unidas) ter instituído a Década de Ação para Segurança no Trânsito, num mês de maio, em 2011. A cor amarela foi escolhida por simbolizar Atenção no trânsito. E o laço remete e à preservação da vida, imagem que também é usada em diversos movimentos, com cores diferenciadas. Basta lembrarmos a conscientização o laço da campanha contra a AIDS, em dezembro; o Outubro Rosa, movimento de conscientização contra o câncer de mama; e assim por diante.
Países mobilizados pela segurança no trânsito:
Angola
Argentina
Austrália
Áustria
Benin
BRASIL
Camarões
Costa do Marfim
Espanha
EUA
Geórgia
Holanda
Índia
Marrocos
México
Moçambique
Portugal
Quênia
Reino Unido
República Dominicana
Tunísia
Vietnã
Uruguai
Fonte: Radar Nacional
O artigo: Maio Amarelo: 23 países mobilizados, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.