Jackson Faive estrela campanha educativa do Detran.SP para motociclistas
A partir de sexta (15/12), personagem do humorista Marco Luque alerta que 1/3 das mortes no trânsito paulista ocorre com condutores de motos.
Jackson Faive, o motoboy mais famoso do Brasil, vem mandar um “papo reto” para todos os “jows” do trânsito paulista. O personagem do humorista Marco Luque estrela a campanha educativa Chegar Bem é Chegar com Vida, voltada para motociclistas, que o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) lança nesta sexta-feira (15/12) em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e o programa Siga Seguro.
“Se liga nessa fita, mano! Um terço da rapaziada que morre no trânsito é tudo motociclista, jow… Um a cada três que morre é um de nós, mano!!!”, diz Jackson Faive. “Siga Seguro. Chegar bem é chegar com vida!”
Embora leve e divertida, a campanha alerta para dados alarmantes sobre motociclistas, apontados pelo Infosiga SP, banco de dados do Movimento Paulista que contabiliza acidentes viários nos 645 municípios do Estado:
- 1/3 das mortes no trânsito paulista é de motociclistas (foram 1.403 óbitos de janeiro a setembro de 2017, ou 33,3% do total de 4.218 vítimas);
- 49% dessas mortes ocorrem nos fins de semana;
- 54,4% dos acidentes com motociclistas são de madrugada.
“O índice de mortes de motociclistas mostra a seriedade da situação, pois as motocicletas representam apenas 1/5 da frota registrada no Estado”, afirma Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP. “O foco da campanha é provocar uma mudança no comportamento dos motociclistas, para que tenham cuidado e respeitem as regras no trânsito. Mas ela é importante também para motoristas, ciclistas e pedestres. No trânsito, todos podem ser vítimas e todos podem ser protagonistas na redução de acidentes e mortes.”
Para Silvia Lisboa, coordenadora do Movimento Paulista, os índices do Infosiga SP destacados na campanha revelam que as ocorrências estão menos ligadas ao dia a dia dos motociclistas. “Metade das mortes ocorre nos fins de semana, em momentos de lazer, e 54% dos acidentes com motos são de madrugada. Esses dados revelam que a conscientização dos motociclistas é um passo importante para salvar vidas.”
Veiculada em TVs, rádios e redes sociais, a campanha terá ainda blitze educativas, com panfletagem em cruzamentos movimentados, em municípios com altos índices de acidentes com motociclistas.
Assista aos vídeos com Jackson Five em .
CNHs e frota – No Estado de São Paulo, 37% dos 23,4 milhões de condutores registrados estão habilitados a dirigir motocicletas. São mais de 8,6 milhões de motociclistas, uma alta de 24% em cinco anos — o crescimento do total de habilitados a conduzir automóveis foi menor: 16%. Na capital paulista, o aumento desde 2012 foi um pouco mais acentuado: 26%. Há quase 1,2 milhão de motociclistas registrados na cidade, o que representa 18% do total de condutores na cidade.
A frota de motocicletas no Estado cresceu 20% nesses cinco anos, chegando a 5,6 milhões de veículos registrados. Em 20 anos, no entanto, essa alta atinge 379%. Na capital, com 1,1 milhão de motos registradas, o aumento também foi de 20% desde 2012 e de 291% desde 1997.
Movimento e campanhas – O governo de São Paulo tem intensificado as ações de educação para o trânsito. Em 2015, o governador Geraldo Alckmin criou o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que reúne vários órgãos do governo (entre eles o Detran.SP), empresas, sociedade civil e prefeituras para unir esforços com objetivo de reduzir os acidentes e as mortes no trânsito. Em 2017, surgiu o programa Siga Seguro para reforçar a conscientização dos condutores visando a diminuição dos índices.
Neste ano, o Detran.SP realizou em parceria com o Movimento Paulista campanhas educativas no Carnaval, no Maio Amarelo, no festival Lollapalooza e sobre a importância do processo de habilitação para a primeira CNH. Também tem feito ações permanentes nas redes sociais, como a #BlitzeDoBem, que alerta anônimos e famosos sobre boas práticas para a segurança no trânsito.
Fonte: Detran-SP