Filhos “fiscalizam” pais ao volante em game
Um novo aplicativo desenvolvido pela Nissan promete tornar as viagens menos tediosas para as crianças. E o melhor de tudo é que a ferramenta faz dos pequenos os “co-pilotos” de seus pais. A novidade, um game chamado “Ne.bot”, só funciona perfeitamente se o condutor respeitar os limites de velocidade da via.
O personagem do jogo é um robô que coloca as crianças como novo item de segurança de um veículo. A proposta é entretê-los e ajudar os adultos a dirigir corretamente ao mesmo tempo. O Ne.bot acompanha o carro como se voasse ao lado dele. É capaz de reconhecer a velocidade permitida na via para verificar se o automóvel está dentro do limite. Se o condutor pisou a mais no acelerador o robô para de voar e se quebra.
Ao mesmo tempo, o game oferece quiz educativo que estimula o aprendizado sobre segurança, energia limpa, entre outros assuntos, tudo dentro de um ambiente de brincadeira. Além disso, quanto mais o condutor trafegar em segurança, mais pontos seu filho obterá.
O app faz parte do Safety Shiel, conjunto de tecnologias de prevenção a acidentes da Nissan que equipa os veículos Altima e Sentra modelo 2017. Está disponível para downloads somente para o sistema iOS, da Apple.
Saiba mais sobre o Ne.bot no vídeo:
Menos acidentes
As mortes de crianças no trânsito brasileiro tiveram queda de 36% na década 2003-2013. No período, os óbitos caíram de 1.621 para 1.054, sendo 560 crianças salvas, a média diária de menores que morrem em todo o mundo, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Mas os cuidados por parte dos adultos são fundamentais para que mais vidas sejam salvas. É papel dos adultos também orientar crianças a andarem nas calçadas, usar a faixa de pedestres e respeitar a sinalização de trânsito. As brincadeiras de rua exigem atenção ainda maior. Correr atrás de uma bola ou uma pipa pela rua pode resultar em acidentes graves.
Nos passeios de carro, é necessário utilizar o assento de segurança adequado para cada idade. “As crianças de até um ano de idade devem ser transportadas no bebê conforto; entre um e quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação”, informa o subgerente de Veículos do Detran-ES, Gibran Henrique Lima Bolzan.
Já o transporte em motocicletas é ainda mais perigoso. Por lei, menores de sete anos não podem ser levados nos veículos de duas rodas. Essa é considerada uma infração gravíssima, com penalidade de multa de R$ 191,54 e suspensão do direito de dirigir, além de recolhimento do documento de habilitação.
Fonte: Radar Nacional
O artigo: Filhos “fiscalizam” pais ao volante em game, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.