Evite as pequenas e perigosas distrações no trânsito
Segundos de distração ao volante podem causar danos para uma vida toda. Além dos problemas já conhecidos por todos, como o uso do celular e o manuseio do CD, rádio ou MP3 player, durante a condução do veículo, muitas ações que podem passar despercebidas representam riscos para os ocupantes do carro e para pedestres, por reduzirem a capacidade de reação dos motoristas a situações adversas. Por mais inocentes que pareçam, comer, fumar, passar maquiagem, usar o celular, entre outras atividades, significam alguns minutos de distância do volante, tanto mental como fisicamente, como, por exemplo, utilizar apenas uma mão para dirigir.
Ao acender um cigarro e alcançar a velocidade de 100 km/h, o condutor perde até dois segundos de atenção e acaba percorrendo 115,9 metros até que consiga parar o carro. Nas mesmas condições, mas trocando uma estação de rádio, por exemplo, o veículo se locomoverá a uma distância de 143,7 metros até conseguir frear. Por exemplo, cinco segundos sem prestar atenção na direção, em uma velocidade média de 60 km/h, equivalem a 80 metros percorridos sem saber o que está acontecendo na pista ou no que se está fazendo. Geralmente são nessas situações que acidentes ocorrem.
De acordo com um estudo norte-americano, realizado com mais de 3,5 mil motoristas e publicado recentemente na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), o maior fator causador de acidentes é a falta de atenção do motorista. Os pesquisadores instalaram câmeras, sensores e radares nos carros dos participantes e constataram que os condutores passam mais da metade do tempo envolvidos com alguma atividade que tira a concentração. Segundo o estudo, 68% das 905 batidas registradas foram causadas por algum tipo de distração.
Retocar a maquiagem no espelho do carro quando estiver à frente do volante também é outra ação imprudente, assim como desentendimentos e conversas cheias de apelos emocionais, que podem desconcentrar o condutor do carro. Evite ouvir músicas em volume muito alto, pois isso atrapalha, inclusive, na identificação de problemas com o veículo. Direção exige uma mente descansada para alcançar a concentração necessária. Nunca use o celular ao dirigir. Em caso de ligações urgentes, procure um local seguro para estacionar. O viva voz também não ameniza as distrações e, na verdade, é capaz de tomar 40% da atenção que precisa ser dedicada à direção.
Todos nós já cometemos algumas dessas pequenas distrações no trânsito. Por mais simples e sem importância que essas atitudes pareçam, na verdade, são perigosas, pois representam riscos de acidentes.
Mãos sempre ao volante e mais atenção no trânsito!
Fonte: Viver Seguro no Trânsito
O artigo: Evite as pequenas e perigosas distrações no trânsito, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.