Estudantes da USP ganham prêmio com carro flexível e compartilhado
Conceito pode levar três ou cinco ocupantes, e tem comprimento variável. Alunos criaram projeto considerando como mercado a cidade de São Paulo.
Estudantes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) ganharam no final de julho uma competição internacional que promove o aprendizado colaborativo estudantes de engenharia e indústrias. O objetivo era desenvolver um veículo de uso compartilhado e que pudesse ser reconfigurável.
Os alunos brasileiros, junto com outros estudantes de universidades da Alemanha, Canadá, Estados Unidos e México, criaram um veículo com capacidade de três ou cinco pessoas. A premiação, criada pelo programa Pace, aconteceu nos Estados Unidos.
Como o veículo foi desenvolvido tendo como mercado a cidade de São Paulo, os alunos da USP ficaram responsáveis pela pesquisa de mercado do produto. Eles chegaram a conclusão de que o compartilhamento de veículos é uma forte tendência para o setor.
Chamado de Opal, o compacto de duas portas tem comprimento variável, de acordo com o número de ocupantes. Para levar três pessoas, ele tem 1,70 metro. Quando a capacidade sobe para cinco, o comprimento vai a 2,30 metros.
Ele tem 1,20 m de largura e 1,10 m de altura. A propulsão é elétrica, e o veículo de 1.300 kg tem autonomia de 130 km. O Opal levou dois anos para ser desenvolvido.
Fonte: G1
O artigo: Estudantes da USP ganham prêmio com carro flexível e compartilhado, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.