Controle de estabilidade eletrônica nos carros reduz acidentes
Proteste luta por obrigatoriedade desse item nos carros brasileiros após a realização de testes comprovando a importância do item
A Associação de Consumidores Proteste lançou uma campanha para que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) passe a exigir o controle eletrônico de estabilidade como ítem obrigatório na fabricação de carros no Brasil. A entidade realizou um teste prático entredois veículos do mesmo modelo, um com o controle eletrônico de estabilidade e outro sem o sistema, e comprovou a importância desse item como fator primordial na redução de acidentes.
Para falar sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevistou a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci. Ela explica que o item controle eletrônico de estabilidade vai preservar vida e diminuir o número de acidentes. “Porque hoje temos uma quantidade enorme de acidentes, temos mortes maiores que muitas guerras, então, se faz necessário que se avance com mais este item de segurança. Por isso a Proteste está lançando uma campanha para que este item seja obrigatório a partir de 2017″, esclarece.
Inês explica que a indústria automotiva quer sempre oferecer só o básico como ítem de série e vender esse dispositivo como algo a mais no veículo. Mas a Proteste não enxerga dessa forma, as entidades europeias, americanas já tem esse ítem como obrigatório. “É um sistema que tem o objetivo de recuperar a trajetória do veículo em caso de perda de estabilidade por falta de aderência na pista, daí a importância de ter esse item como obrigatório para que os acidentes não aconteçam”, esclarece.
Com informações da Agência Brasil
Fonte: Portal do Trânsito
O artigo: Controle de estabilidade eletrônica nos carros reduz acidentes, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.