Circulação de motos no corredor é legalizada na Califórnia
Estado é o primeiro do Estados Unidos a permitir o “lane-splitting”. No Brasil, não existe proibição, mas motociclistas podem ser multados.
O governador da Califórnia, Jerry Brown, assinou lei que permite às motos rodarem entre as faixas de trânsito, o chamado corredor.
Conhecido como “lane-splitting” nos Estados Unidos, o ato não era proibido no estado, mas se tornou oficialmente legalizado na sexta-feira (19).
Com a mudança, a Califórnia se torna o primeiro estado americano a legalizar a circulação de motos pelo corredor. Com a lei aprovada, agora fica a cargo polícia rodoviária do estado (Califonia Highway Patrol) estabelecer regras para a prática.
“Essa é uma boa notícia para os motociclistas da Califórnia e de todo o país”, disse Rob Dingman, presidente da associação de motociclistas americanos, a American Motorcyclist Association (AMA), em comunicado.
De acordo com a AMA, outros estados do país, como Nevada, Georgia, Washington, Oregon e Texas também estudam medidas similares.
Velocidade é determinante para a segurança
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que, se o motociclista mantiver uma velocidade baixa em relação aos outros veículos, rodar no corredor é relativamente seguro. De 6 mil acidentes analisados, 997 estavam relacionados com motociclistas rodando entre os veículos, correspondendo a 16,6% do total.
De acordo com o Centro de Pesquisa e Educação de Segurança em Transportes da Universidade de Berkeley, na Califórnia, acidentes com motociclistas no corredor resultam em menos ferimentos e mortes.
O recomendado seria o motociclista não rodar a velocidades superiores em 10 milhas (16 km/h) em relação aos outros veículos, diz o estudo.
Como é no Brasil?
É permitido rodar com motos no corredor no Brasil, porém, o motociclista pode ser enquandrado no artigo 192 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que fala que o condutor de qualquer veículo não pode “deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais”. Entretanto, o texto não diz qual é a distância certa.
Como é em outros países?
A permissão para rodar no corredor varia de país para país na Europa. Na Áustria, na Bélgica e na Holanda é permitido andar no corredor quando o trânsito fica parado, mas, nos dois últimos países, é preciso rodar em velocidade baixa. Na Áustria não há restrições.
Na Alemanha, na Itália e na França, rodar no corredor é proibido, porém as autoridades são tolerantes em alguns casos.
Fonte: G1
O artigo: Circulação de motos no corredor é legalizada na Califórnia, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.