Aprenda a usar o GPS e fuja das armadilhas
Quem nunca ficou na mão por culpa do GPS? Aparelhos e aplicativos de celular que servem para ajudar o motorista a chegar ao seu destino no melhor tempo apresentam uma série de falhas de cálculo ou dão informações totalmente erradas.
As armadilhas que a tecnologia esconde podem esconder riscos. As rotas alternativas oferecidas podem indicar vias que nem existem e acessos na contramão, podendo causar acidentes. Em outros casos, as rotas levam a lugares perigosos, como comunidades comandadas pelo crime organizado. Em outubro do ano passado, por exemplo, uma mulher foi assassinada por traficantes na Favela do Caramujo, em Niterói-RJ, depois que o GPS a levou para dentro da comunidade.
Mas como fazer o GPS funcionar corretamente?
Sistema Operacional: Existem diversos tipos de navegação em GPS. O funcionamento, atualização de mapas e funções específicas variam de acordo com o sistema operacional de cada um.
Rotas – O motorista pode escolher tipos diferentes de rotas:
A mais fácil: Configuração padrão e considerada ideal para quem vai usar o GPS para conhecer a cidade. Neste modo o software não vai indicar caminhos alternativos, mas trajetos de grande movimento, como marginais e vias principais;
A mais curta: Busca caminhos alternativos e distantes. Portanto, cuidado: ela pode te levar a becos, vielas e ruas sem asfalto. Seu uso é indicado somente se conhecer a região;
A mais rápida: Também é recomendada para quem já conhece a região, pois foge de caminhos movimentados, levando em conta os limites de velocidade das vias;
Conheça o GPS
Entenda como o seu aparelho ou app funciona. Explore as configurações para conhecer todas as funções: mudar os tipos de rota, idiomas, configurações de voz, etc.
Caminho
Antes de percorrer o trajeto desconhecido, procure pesquisá-lo. Uma rápida busca pelo Google Maps pode dar informações que farão a diferença na hora de guiar por vias novas e evitar imprevistos.
Atualização
Talvez esta seja uma das regras mais importantes para usar o GPS com segurança. Os softwares e apps precisam de atualizações constantes para fornecer dados mais precisos – a mudança de sentido de uma via, redução do limite de velocidade, entre outros. A atualização de alguns GPS é feita automaticamente, outros podem ser atualizados pela internet ou em alguma assistência.
Prefira as Vias Principais
Mesmo que seja inevitável fugir do trânsito, a dica é que o motorista opte por vias de maior movimento. Só assim terá a certeza de que não será levado para uma região de risco.
Fonte: Radar Nacional
O artigo: Aprenda a usar o GPS e fuja das armadilhas, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.